Estruturação do canal domiciliar: caso Danone

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Artigo Apresentado em Congresso – 2003
Autores: Matheus Alberto Cônsoli, Douglas Oliveira, Frederico Fonseca Lopes, Marcos Fava Neves
Resumo: Canais de distribuição compreendem todas as entidades envolvidas em disponibilizar produtos e serviços de um produtor até o consumidor final. Na estruturação dos canais de marketing as empresas realizam escolhas estratégicas a respeito dos segmentos escolhidos, fluxos de marketing e membros de canal. Dessa forma, as decisões da empresa determinarão como as prestações básicas de serviços de um canal serão realizadas, como divisão de quantidades, variedade, conveniência espacial e tempo de espera. Este artigo relata o processo de estruturação do canal porta a porta para a Danone, uma tradicional empresa do setor de laticínios que a partir de 2003 ampliou sua atuação no mercado de iogurtes, iniciando um canal de venda direta ao consumidor, um mercado potencial e em crescimento, dada algumas condições econômicas e as recentes mudanças no comportamento do consumidor brasileiro. Pretende-se assim melhorar as prestações de serviços e ampliar o atual canal indireto da empresa. Comentam-se as principais análises de mercado e da concorrência realizados com informações de mercado, desenvolvidas com dados secundários e entrevistas com participantes do mercado. Destacam-se também as principais decisões sobre canais, objetivos e a estrutura de atuação definida para entrada no canal porta a porta para venda de iogurtes.

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