Inovação no segmento de produtos populares: o caso da scala na produção de massas

Postado por em 10:43 hrs. em Congressos | 7 comentários


Artigo Apresentado em Congresso – 2003
Autores: Matheus Kfouri Marino, Fábio Matuoka Mizumoto, Maria Lúcia Gonçalves Pereira
Resumo: Na década de 90, os segmentos de baixa renda ganham importância para as empresas de alimentos no Brasil, compondo uma crescente parcela no portfolio de consumidores. O presente artigo explora a administração da inovação em produtos e processos no segmento de produtos populares. O referencial teórico apóia-se em Clark & Wheelwright (1993), com uma aplicação empírica no setor de massas pela análise da Scala Produtos Alimentícios LTDA, empresa familiar de porte médio focada no segmento de baixa renda nos bairros da Grande São Paulo. Verificou-se que neste segmento, os processos de inovação devem ser direcionados para a redução de custos, assim como, para o aprimoramento da logística de distribuição que permita ao público alvo, ter fácil acesso aos produtos. A estratégia adotada é de ser uma seguidora, copiando as inovações das líderes em um processo desestruturado, pautado na participação ativa dos dirigentes que conhecem o mercado. Este processo é ágil e de baixo custo, possível apenas em empresas de pequeno porte, onde as inovações são facilmente captadas. As inovações no segmento de produtos populares extrapolam a tecnologia empregada no processo, focando no layout das embalagens e na logística de distribuição, no caso do setor de massas.

7 Comentários

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