O que fazemos


Definição

O Pensa é um centro avançado, dedicado à Gestão e Coordenação de Agronegócios, que atua nos cenários nacional e internacional, desenvolvendo a excelência em pesquisas acadêmicas aplicadas ao ensino. Está estruturado em forma de rede envolvendo diversas instituições de ensino e pesquisa, pesquisadores, executivos, industriais e produtores rurais.

O Centro de Conhecimento em Agronegócios, é um programa de pesquisa do Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo, criado em 17 de junho de 1990. É cadastrado como grupo de pesquisa no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e é um programa institucional da Fundação Instituto de Administração – FIA.

Metodologia

O foco de análise do PENSA é o estudo dos Sistemas Agroindustriais (SAG), particularmente as relações de coordenação dos agentes envolvidos na produção, processamento e distribuição dos produtos originados na agricultura e pecuária.

O PENSA desenvolveu uma metodologia para estudo dos Sistemas Agroindustriais e das organizações estabelecidas neste contexto, baseada em três marcos conceituais: Estrutura do mercado dos segmentos (Organização Industrial); Economia em Custos de Transação com base nas características das transações entre os agentes do sistema; Ambiente institucional relevante para o negócio.

A Nova Economia Institucional contempla a análise das instituições que delimitam as regras do jogo nos mercados e na sociedade, bem como a análise das inter-relações das organizações por meio da economia dos custos de transação. A teoria da Organização Industrial, por sua vez, permite a análise de setores, grupos estratégicos e estrutura dos mercados.

A aplicabilidade conjunta dessas bases teóricas consiste em uma poderosa ferramenta que permite a análise voltada para políticas públicas e estratégias privadas.

Área de atuação

O PENSA desenvolve essa competência por meio de 3 áreas de atuação:

  • Pesquisa
  • Educação Continuada
  • Projetos Aplicados

O Centro de Conhecimento em Agronegócios desenvolve pesquisas no âmbito da Universidade de São Paulo, bem como em parcerias com outras instituições. Também realiza pesquisas aplicadas e cursos por meio da FIA (Fundação Instituto de Administração), entidade instituída por professores da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo.

A abordagem metodológica do PENSA conquistou credibilidade em função do seu pioneirismo e sua bem sucedida utilização em organizações dos mais variados portes, distribuídas em diferentes setores do Agronegócio brasileiro.

O aperfeiçoamento das técnicas e a constante agregação do que há de mais inovador nas bases teóricas constitui-se em uma ferramenta dinâmica e eficiente para criação e gestão de projetos estratégicos nas organizações.

São temas de projetos do PENSA:

  • Coordenação de Sistemas Agroindustriais
  • Contratos nos agronegócios
  • Gestão Estratégica das Organizações
  • Alianças Estratégicas
  • Governança Corporativa e Responsabilidade Social
  • Competitividade de Sistemas Agroindustriais
  • Mapeamento e Mensuração de Sistemas Agroindustriais
  • Sistemas de Produção de Agroenergia
  • Metodologia PENSA de elaboração Estudos de casos
  • Elaboração de Estudos de casos
  • Estudos de sustentabilidade

A área de educação continuada promove: Cursos abertos, Cursos “in-company” para Empresas e Cooperativas e Projetos Corporativos de Educação e Treinamento. Os diferenciais de qualidade dos Cursos do Pensa estão respaldados em uma bagagem muito consistente de experiências reais vividas pelos seus membros. Essas experiências vão desde contatos estreitos com as empresas dos agronegócios, na confecção de projetos estratégicos e setoriais até a elaboração de estudos de caso com amplo uso didático.

Com uma mescla de professores acadêmicos, pesquisadores e profissionais com ampla experiência de campo, os Cursos do Pensa procuram atender as necessidades das empresas, cooperativas e instituições.