Metodologia


O foco de análise do PENSA é o estudo dos Sistemas Agroindustriais (SAG), particularmente as relações de coordenação dos agentes envolvidos na produção, processamento e distribuição dos produtos originados na agricultura e pecuária.

O PENSA desenvolveu uma metodologia para estudo dos Sistemas Agroindustriais e das organizações estabelecidas neste contexto, baseada em três marcos conceituais: Estrutura do mercado dos segmentos (Organização Industrial); Economia em Custos de Transação com base nas características das transações entre os agentes do sistema; Ambiente institucional relevante para o negócio.

A Nova Economia Institucional contempla a análise das instituições que delimitam as regras do jogo nos mercados e na sociedade, bem como a análise das inter-relações das organizações por meio da economia dos custos de transação. A teoria da Organização Industrial, por sua vez, permite a análise de setores, grupos estratégicos e estrutura dos mercados.

A aplicabilidade conjunta dessas bases teóricas consiste em uma poderosa ferramenta que permite a análise voltada para políticas públicas e estratégias privadas.