Programa de Governança e Sucessão em Empresas de Controle Familiar na FIEP


Prof. Claudio Pinheiro Machado Filho, professor da FEA-USP e coordenador da FIA, e Prof. Marco Conejero, coordenador adjunto, concluíram o Programa de Governança e Sucessão em Empresas de Controle Familiar na FIEP (Federação das Indústrias do Paraná) com as turmas das cidades de Maringá e Cascavel.

O Programa visou capacitar fundadores, sócios, e sucessores para entendimento da temática da governança e sucessão e aplica-las suas respectivas empresas de controle familiar. Ao todo 28 famílias empresárias participaram do Programa, que se encerrou com workshops de apresentação das famílias dos planos de ação para colocar em prática os conceitos e práticas aprendidas ao longo do programa.

O Programa contou com professores da Fundação Instituto de Administração (FIA) e demais organizações parceiras nessa frente de trabalho. As temáticas discutidas foram: boas práticas de governança em empresas familiares, comportamento humano, relacionamento inter gerações, processo decisório, sucessão na gestão e na propriedade das empresas, arranjos societários, proteção patrimonial, acordo de sócios, conselhos (sócios, família e de administração), auditorias, valuation e finanças corporativas. 

Promoção: IEL-PR – Instituto Euvaldo Lodi Núcleo Regional do Paraná e FIEP – Federação das Indústrias do Estado do Paraná

Realização: Fundação Instituto de Administração

Programa: Governança e Sucessão em Empresas de Controle Familiar: Programa de capacitação de proprietários e herdeiros de empresas familiares.

Período: Agosto de 2015 a Dezembro de 2015