06 jun 2018

Cadernos da Universidade do Café Brasil – Vol. 5 – 2011

Neste volume dos Cadernos da universidade do Café Brasil foram publicados os cinco melhores trabalhos de pesquisa realizados pelos alunos do 3º Curso de Pós-Graduação Lato Senso em Gestão do Agronegócio Café, turma de Patrocínio-MG. Este Curso fornece um diploma de especialista, registrado junto ao Ministério da Educação do Brasil por delegação à Fundação Instituto de Administração, aos alunos que cumprirem todos os requisitos necessários à sua obtenção, sendo de grande prestígio no mundo empresarial.

Esta iniciativa de realizar mais um curso de alto nível regionalmente, somente foi possível devido a uma parceria que se estabeleceu entre  o projeto da Universidade do café Brasil, patrocinado pela illycaffé, a rede do PENSA e a FUNDACCER – Fundação de Desenvolvimento do Café do Cerrado, mantenedora do Centro de Excelência do Café Cerrado. Vale ressaltar também a participação ativa das seguintes Cooperativas do Cerrado Mineiro: Expocaccer, Coocacer-Monte Carmelo, Capal-Araxá, Coopa, Coopacredi e Montecredi. Além de todo o apoio da Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais-OCEMG, por meio da ação decisiva do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo de Minas Gerais-SESCOOP-MINAS.

Este volume apresentam-se os trabalhos orientados pela equipe de professores do PENSA e desenvolvidos pelos alunos durante o Curso, que obtiveram as cinco melhores notas. Os temas abrangem assuntos diversos como: Sementes fiscalizadas na implantação de lavouras de café; Avaliação econômica e qualitativa da colheita mecanizada de café, Estudo sobre os programas de certificação no agronegócio café, Análise sensorial de cafés especiais e Viabilidade de atuação no mercado futuro pelo cafeicultor. Como se vê, todos esses temas têm importância não só regional, mas abrangência nacional para a cafeicultura, servindo de contribuição ao conhecimento da cafeicultura, produzido e pesquisado por pessoas que vivem desta atividade.

Download


Voltar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *