INSTITUIDOR

Decio Zylbersztajn

Decio Zylbersztajn

FUNDADOR E PRESIDENTE DO CONSELHO DO PENSA. Engenheiro agrônomo pela ESALQ-USP, com PhD em Economia pela Universidade da Carolina do Norte. Professor titular da Faculdade de Administração (FEA/USP; Membro de conselhos empresarias e de diversas instituições internacionais como IAMA (International Food & Agribusiness Management Association), ISNIE (International Society for New Institutional Economcs) e CORI (Contracting and Organizations Research Institute).


COORDENADOR

Claudio Antônio Pinheiro Machado Filho

Claudio Antônio Pinheiro Machado Filho

COORDENADOR DO PENSA. Engenheiro agrônomo pela ESALQ-USP, mestre e doutor em Administração pela FEA/USP na área de Governança Corporativa. Atualmente é professor da Faculdade de Administração (FEA) da Universidade de São Paulo. Possui experiência no desenvolvimento de projetos junto a empresas do Agribusiness, especificamente em Gestão Estratégica, Governança de empresas de controle familiar, cooperativas e associações de interesse privado.


PESQUISADORES E COLABORADORES

Caroline Gonçalves

Caroline Gonçalves

Doutora em Administração pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela UMESP. Designer em arte e criação publicitária pela Escola Panamericana de Arte e Design de SP. Atua em projetos de agronegócios, cooperativas agrícolas, Business History e gestão estratégica. Atualmente é pesquisadora de pós-doutorado no Departamento de Economia da FEA-USP.


Christiane Leles Rezende De Vita

Christiane Leles Rezende De Vita

Engenheira agrônoma pela Universidade de Goiás, mestre pelo Programa de Pós-Graduação Inter-unidades em Nutrição Humana Aplicada (PRONUT) da USP e Doutora em Administração pela FEA-USP. Participa ativamente da gestão dos cursos PENSA e realiza pesquisas na área de contratos nos agronegócios.


Eduardo Eugênio Spers

Eduardo Eugênio Spers

Engenheiro agronomo pela FCA/UNESP Botucatu em 1992. Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo em 2003. Atualmente é docente do mestrado em gestão internacional da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e professor associado do Departamento de Econimia, Administração e Sociologia da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz.” (ESALQ/USP).


Luciana Florêncio de Almeida

Luciana Florêncio de Almeida

Doutora em Administração pela FEA-USP e mestre em Administração pela UFLA. Atualmente é  docente do Mestrado Profissional em comportamento do consumidor na ESPM-SP.  Desenvolve projetos de pesquisa e treinamentos nas áreas de Estratégia, Marketing, Marketing Relacional e Alianças Estratégicas.


Marco Antonio Conejero

Marco Antonio Conejero

Economista e Doutor em Administração pela FEA-USP. Fez seu mestrado em administração de organizações na FEA-RP/USP.  Teve experiência profissional na Stracta Consultoria, PwC Agribusiness Research & Knowledge Center, e a Markestrat. Atualmente é professor de Administração da Universidade Federal Fluminense e pesquisador do PENSA/USP. Tem duas linhas de pesquisa: 1) os sistemas agroindustriais e a governança dos arranjos organizacionais relacionados; e 2) governança em empresas familiares, cooperativas e associações de interesse privado.


Marcos Fava Neves

Marcos Fava Neves

Professor Titular no Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da USP. Doutor em Administração de Empresas pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo em 1999. Mestre em Administração de Empresas pela mesma Faculdade em 1995. Engenheiro Agrônomo pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo, 1991.


Samuel Ribeiro Giordano

Samuel Ribeiro Giordano

Pós-Doutorado em Administração de Empresas pela FEA-USP,Doutor em Ciencias, Geografia Econômica,Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, Engenheiro Agrônomo ESALQ-USP e pós graduado em Engenharia de Fontes Renováveis de Energia pela Universitá di Urbino-Italia. Pesquisador Senior do PENSA,Supervisor de Projetos da FIA e Especialista em Sustentabilidade e gestão Ambiental nos Agronegócios. Coordenador da Universidade do Café Brasil.


Silvia Morales de Queiroz Caleman

Silvia Morales de Queiroz Caleman

Pós Doutora em Economics of Organization (Rotterdam School of Management/ Erasmus University); Doutora em Administração pela FEA/USP (Faculdade de Administração, Economia e Contabilidade da Universidade de São Paulo), Mestre em Agronegócios pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e graduada em Engenharia Agronômica pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ/USP). Docente adjunta na Escola de Administração e Negócios (ESAN/UFMS). Membro permanente do Programa de Pós Graduação em Administração da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.


Tiago Fischer

Tiago Fischer

Doutor em Administração com foco em Marketing pela FEA/USP. Engenheiro Agrônomo pela Unipinhal.. Consultor nas áreas de Estratégia Corporativa e Estratégia Mercadológica. Atua em projetos de gestão estratégica, estratégias go to market, programas de customer relationship management (CRM), e planejamento, gestão e controle de áreas comerciais.


Uriel Rotta

Uriel Rotta

Mestre em Administração de Empresas pela FECAP e MBA em Finanças Empresariais pela FIA. Engenheiro Agrônomo pela Esalq/USP. Consultor na área de Finanças Corporativas, inclusive operações de fusões e aquisições (M&A). Atua em projetos de estratégia financeira, governança e gestão estratégica de empresas, cooperativas, associações empresariais, arranjos produtivos locais (APLs), clusters e regiões geográficas (IGs).


PÓS-DOUTORANDOS

Antonio Carlos Lima Nogueira

Antonio Carlos Lima Nogueira

Graduado e mestre em engenharia agrícola pela FEAGRI-UNICAMP, mestre em administração pela FEA-USP, doutor em administração de empresas pela MACKENZIE. Atualmente é pesquisador de pós-doutorado no Departamento de Administração da FEA-USP, sob a supervisão do prof Decio Zylbersztajn, com projeto de pesquisa sobre as corporações agrícolas no Brasil.


DOUTORANDOS

Arlete de Araujo Silva Nese

Arlete de Araujo Silva Nese

Doutoranda em administração pela FEA USP e mestre na mesma área pelo Insper. Possui especialização em contabilidade e finanças pela FGV e bacharelado em administração pela Faculdade Santana. É administradora de carteiras credenciada pela CVM e também atua como professora de PE&VC em curso executivo aberto no Insper e como gestora financeira e de investimentos no fundo de pensão Banesprev.


Fernanda Kesrouani Lemos

Fernanda Kesrouani Lemos

Graduada em Administração de empresas pela Escola Superior de Propaganda e Marketing. Possui especialização em economia pela Fundação Getúlio Vargas. Mestre em engenharia de produção pela Escola Politécnica de São Paulo – Universidade de São Paulo. Atualmente é doutoranda em administração de empresas pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo.


Pedro Braga Sotomaior Karam

Pedro Braga Sotomaior Karam

Doutorando em Administração pela Universidade de São Paulo (FEA/USP), área de Administração Geral, sob orientação do Prof. Dr. Cláudio A. P. Machado Filho. Mestre em Administração pela Universidade Federal do Paraná (PPGADM-UFPR), linha de pesquisa de Estratégia e Análise Organizacional, sob orientação do Prof. Dr. Gustavo Abib. Graduado em Administração Internacional de Negócios pela Universidade Federal do Paraná (2004-2009). Tutor do curso de graduação em Administração Pública da UFPR, modalidade de ensino à distância. Áreas de interesse: estratégia, análise organizacional, processo decisório, risco e governança corporativa.


Thiago Henrique Moreira Goes

Thiago Henrique Moreira Goes

Bacharel em Administração pela Universidade Paranaense – UNIPAR. Possui MBA em Controladoria e Gestão Financeira pela Universidade Paranaense – UNIPAR. Mestre em Desenvolvimento Regional e Agronegócio pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE. Atualmente é doutorando no curso de Administração da Universidade de São Paulo (USP).


Tobias Coutinho Parente

Tobias Coutinho Parente

Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Ceará. Mestre em Administração pela Universidade de São Paulo (PPGA/FEA-USP. Atualmente é Doutorando em Administração da Universidade de São Paulo (FEA-USP) e é assistente docente da Fundação Instituto de Administração (FIA).


MESTRANDOS

Gustavo Magalhães de Oliveira

Gustavo Magalhães de Oliveira

Bacharel em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) em 2014. Atualmente é Mestrando em Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP) com ênfase em Economia das Organizações e Agribusiness.


APOIO

Dilma Santos

Dilma Santos

Advogada. Assistente do PENSA desde setembro de 2010.