Cadernos da Universidade do Café Brasil – Vol. 5 – 2011

Postado por em 12:26 hrs. em Cadernos Universidade do Café | 0 Comentários


Editores Técnicos: Samuel Ribeiro Giordano, Christiane Leles Rezende

Neste volume dos Cadernos da universidade do Café Brasil foram publicados os cinco melhores trabalhos de pesquisa realizados pelos alunos do 3º Curso de Pós-Graduação Lato Senso em Gestão do Agronegócio Café, turma de Patrocínio-MG. Este Curso fornece um diploma de especialista, registrado junto ao Ministério da Educação do Brasil por delegação à Fundação Instituto de Administração, aos alunos que cumprirem todos os requisitos necessários à sua obtenção, sendo de grande prestígio no mundo empresarial.

Esta iniciativa de realizar mais um curso de alto nível regionalmente, somente foi possível devido a uma parceria que se estabeleceu entre  o projeto da Universidade do café Brasil, patrocinado pela illycaffé, a rede do PENSA e a FUNDACCER – Fundação de Desenvolvimento do Café do Cerrado, mantenedora do Centro de Excelência do Café Cerrado. Vale ressaltar também a participação ativa das seguintes Cooperativas do Cerrado Mineiro: Expocaccer, Coocacer-Monte Carmelo, Capal-Araxá, Coopa, Coopacredi e Montecredi. Além de todo o apoio da Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais-OCEMG, por meio da ação decisiva do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo de Minas Gerais-SESCOOP-MINAS.

Este volume apresentam-se os trabalhos orientados pela equipe de professores do PENSA e desenvolvidos pelos alunos durante o Curso, que obtiveram as cinco melhores notas. Os temas abrangem assuntos diversos como: Sementes fiscalizadas na implantação de lavouras de café; Avaliação econômica e qualitativa da colheita mecanizada de café, Estudo sobre os programas de certificação no agronegócio café, Análise sensorial de cafés especiais e Viabilidade de atuação no mercado futuro pelo cafeicultor. Como se vê, todos esses temas têm importância não só regional, mas abrangência nacional para a cafeicultura, servindo de contribuição ao conhecimento da cafeicultura, produzido e pesquisado por pessoas que vivem desta atividade.

 

Link para dowload da publicação Cadernos UdC 2011

 

 

Deixe um Comentário