pensa@fia.com.br (11) 3818 4005 / (11) 2648 6406

25 mar 2020

Cadernos Universidade do Café – Vol. 10 – 2020

A Università del Caffè Brazil comemora vinte anos de atividades em março de 2020! Neste período a missão da UDC Brazil foi a de gerar e disseminar conhecimentos à comunidade do agronegócio café no Brasil e no mundo, com eventos e publicações. Nesta décima edição dos Cadernos da Universidade do Café o capítulo 2 conta um pouco desta história, desde o seu primeiro evento.

A pesquisa realizada em 2019, “A nova assistência técnica agrícola”, é apresentada no Capítulo 3. Este tema tem sido recorrentemente citado nos fóruns internacionais e discussões de políticas públicas e privadas de governos e empresas, indicando a importância desta atividade.

Nesta pesquisa foi possível desvendar alguns pontos de atenção sobre o tema:

  1. O setor agrícola Brasileiro é heterogêneo e cada modalidade e sistema de produção necessita atenção especial.
  2. As Universidades tem potencial para contribuir nas funções de Assistência Técnica e Extensão Rural, nem sempre utilizado.
  3. Programas piloto de ATER, baseados em modelos inovadores e adequados às tecnologias emergentes, são sugeridos em nível federal, estadual e municipal.
  4. Existe potencial para que os modelos de Assistência Técnica e Extensão Rural públicos e privados sejam integrados.
  5. A ação coletiva aplicada aos modelos de Assistência Técnica e Extensão Rural é benéfica para toda a comunidade. Pode reduzir custos e otimizar o fluxo de informações entre produtores.
  6. Programas de Investimento em Tecnologias de Comunicação Digital com foco na Assistência Técnica e Extensão Rural são necessários em face da rápida mudança proporcionada pela conectividade.
  7. A agricultura 4.0 é uma realidade e necessita de um mapeamento de oportunidades que sejam úteis para produtores com diferentes graus de tecnologia.

No Capítulo 4, é apresentado o resultado da pesquisa:  “Estoques de carbono e nitrogênio no solo devido a mudança do uso da terra em áreas de cultivo de café em Minas Gerais”, elaborada com a participação dos pesquisadores da Experimental Agrícola/illy e cientistas convidados. O objetivo foi o de quantificar os estoques de C e N do solo nas três principais regiões produtoras de café de Minas Gerais, avaliando diferentes sistemas de manejo e tempo de cultivo do café em comparação com pastos cultivados.

Este conjunto de temas e eixos de conhecimento sobre o agronegócio café é oferecido ao público produtor, pesquisador e interessado nas atividades da cafeicultura no Brasil e no mundo. Esperamos contribuir para a ampliação deste conhecimento e continuar a oferecer mais produtos no futuro.

Desejamos uma boa leitura a todos!

Prof. Dr. Decio Zylbersztajn
Prof. Dr. Samuel Ribeiro Giordano
Profa. Dra. Christiane Leles Rezende De Vita

Download


Voltar

  • Uma ótima oportunidade de atualizar o conhecimento em cafeicultura e no agronegócio café.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *